quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Cientistas interrompem pesquisa em vírus mais letal da gripe aviária

Declaração conjunta de pesquisadores publicada nas revistas “Science” e “Nature” explica que a suspensão será por 60 dias

Os dois principais periódicos científicos do mundo, as revistas “Science” e “Nature”, publicaram uma carta assinada por diversos pesquisadores que declaram interromper voluntariamente seus trabalhos envolvendo o vírus da gripe aviária H5N1.

Estas pesquisas vêm causando grande polêmica. Isto porque europeus e americanos criaram uma linhagem mortal do vírus da gripe aviária, capaz de infectar e matar milhões de pessoas.

Especialistas em biossegurança temem que as informações caiam nas mãos de terroristas, que poderiam criar uma arma biológica de destruição em massa. O governo dos EUA chegou a pedir que a sequência genética do vírus alterado não não fosse revelada na publicação do estudo. Por outro lado, especialistas reclamaram de censura ao trabalho dos cientistas.

Nesta sexta-feira, Yoshihiro Kawaoka, Ron Fouchier e seus colegas, pesquisadores de várias partes do mundo, autores de duas pesquisas acerca do vírus H5N1, anunciaram a suspensão dos trabalhos envolvendo a geração de vírus cuja transmissão entre mamíferos era maior. O vírus altamente letal também passou a ser mais transmissível em furões.

A decisão reconhece que a pesquisa precisa ser melhor explicada. Durante esta pausa de dois meses, organizações e governos de todo o mundo ganharão tempo para discutir os desafios que surgem a partir deste trabalho.

Fonte:

Jornal O Globo - 23/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário