terça-feira, 31 de janeiro de 2012

26.01 Livro financiado pela FAPESC analisa a experiência catarinense de descentralização

Sob a coordenação do prof. Dr. Valdir Roque Dallabrida, acaba de ser publicado o livro Governança Territorial e Desenvolvimento: Descentralização Político-Administrativa, Estruturas Subnacionais de Gestão do Desenvolvimento e Capacidades Estatais. A obra reúne contribuições de 24 autores, entre pesquisadores de Santa Catarina, de outros estados do Brasil, da Argentina e do Chile. São artigos com reflexões teóricas sobre democracia, descentralização político-administrativa, relações Estado-Sociedade na gestão pública, além de resultados de pesquisas científicas sobre o tema.
A primeira edição do livro (500 exemplares) foi viabilizada por recursos financeiros da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina),via projeto aprovado pela Chamada Pública Universal de 2009/2010. A pesquisa que deu origem à obra investigou a inter-relação entre a descentralização, as estruturas subnacionais de gestão do desenvolvimento, as capacidades estatais e as escalas espaciais da ação pública, analisando sua interferência no processo de desenvolvimento regional em Santa Catarina. Dentre os recursos previstos no projeto, estavam aqueles referente ao custeio da publicação dos resultados da pesquisa, sob a forma de livro.

Durante o período de execução do projeto, 2010 e 2011, surgiu a ideia de reunir no livro as contribuições de outros pesquisadores do Brasil, da Argentina e do Chile, que pesquisavam e escreviam sobre o mesmo tema. O resultado foi um livro com 552 páginas. A experiência de descentralização do Estado é analisada em cinco capítulos do livro; dois desses capítulos relatam os resultados do projeto de pesquisa que teve financiamento da FAPESC.

O livro transita entre a discussão das bases teóricas e a análise das experiências concretas, brasileiras e latino-americanas. Não por acaso, centra a atenção em SC e no RS, dois dos estados brasileiros que mais avançaram na experimentação federativa subnacional. Mas aborda também os casos de outros estados brasileiros e incorpora uma incursão nas experiências de dois países vizinhos, a Argentina e o Chile.

“Em suma, este livro pretende contribuir para uma melhor – e mais ampla – compreensão das questões suscitadas pelo debate sobre descentralização político-administrativa e desenvolvimento, de modo geral, e particularmente sobre os caminhos que têm percorrido as experiências concretas de exercício da soberania federativa de entes subnacionais – os municípios, estados, regiões”, explica o Prof. Dallabrida, geógrafo que atua no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado, Campus Canoinhas-SC. Ele acrescenta: “a edição desse livro é mais uma prova da importância de investimento em pesquisa, com a devida viabilização da publicação dos seus resultados, não só à comunidade acadêmica, mas também à população em geral”.

Informações para compra: http://www.garamond.com.br/
Instituições públicas interessadas em ter exemplares gratuitos para suas bibliotecas podem enviar solicitação, com endereço, ao e-mail heloisa@fapesc.sc.gov.br
Contatos do organizador do livro, Dr. Valdir Roque Dallabrida Geógrafo, Doutor em Desenvolvimento Regional Editor-Chefe da Revista DRd-Desenvolvimento Regional em debate
Professor do Mestrado em Desenvolvimento Regional
UnC-Universidade do Contestado-Canoinhas-SC-Brasil
Fone 47-3622-6696

Nenhum comentário:

Postar um comentário