terça-feira, 31 de janeiro de 2012

27.01 Governo anuncia empréstimos subsidiados para empresas que investem em P&D

O presidente da Finep, Glauco Arbix, anunciou nesta semana a criação da Conta Especial Inova Brasil, linha de crédito que ofertará empréstimos subsidiados a empresas que invistam em pesquisa e desenvolvimento (P&D)

A previsão é lançar a modalidade já nos próximos dias, após decisão do Ministério da Fazenda e da Presidência da República. De acordo com o Arbix, a proposta é oferecer financiamento durante cinco anos, elevando o aporte de recursos para as instituições que cumprirem as metas, que incluem, por exemplo, aumento do nível de qualificação de pessoal e contratação de pequenas empresas de base tecnológica como fornecedores. Na lista de exigências também está a contratação de institutos e universidades para o desenvolvimento de pesquisas e a internalização de processos de tecnologia que hoje são comprados no exterior.
Os empréstimos estão limitados a R$ 200 milhões por operação, a uma taxa de juros anual de 4% (abaixo do percentual do centro da meta de inflação para 2012, 4,5%), com carência de três anos e prazo de pagamento de dez anos. No total, o aporte de recursos pode chegar a 135% do crédito inicialmente contratado.O dinheiro da Conta Inova Brasil, segundo Arbix, não será contingenciado pelo governo, pois é recurso de investimento, e não de custeio. “Quanto maior o risco tecnológico, melhores são as condições que as empresas vão encontrar na Finep”, antecipou em entrevista para Agência Brasil.
Os recursos são oriundos do Tesouro Nacional e serão liberados por meio do Programa de Sustentação do Investimento (PSI). Para saber mais sobre a Finep acesse o site www.finep.gov.br.Fonte: Gestão C&T (Com informações da Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário